top of page

Fotografia: Richard Avedon

  • Andressa Graeff
  • 29 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Richard Avedon passou da fotografia de identidade de tripulantes da Marinha Mercante na Segunda Guerra, onde serviu durante dois anos, a um dos mais renomados fotógrafos de moda. Avedon fugia da fotografia tradicional da época. Em 1944, a forma mais tradicional de fotografia era a estática, e ele fugiu dos padrões, dando início a uma série de belas fotografias de moda com movimento. E não só de movimento eram feitas suas fotos, mas de sorrisos, e locações incomuns, saindo um pouco das clássicas fotografias de estúdio. Casas noturnas, circos e inclusive as ruas eram algumas de suas locações nem um pouco tradicionais. Com o apoio de Alexey Brodovitch, Richard fazia trabalhos como freelancer para grandes revistas de moda como a Harper’s Bazaar, Life e Look Magazines.






Foi só em 1966 que ele firmou parceria com a tão conhecida Vogue e essa duradoura parceria deu origem a oportunidade de fotografar também com o The New Yorker e marcas como Revlon e Calvin Klein.




A fotografia de retrato é constante no trabalho de Avedon, desde séries com políticos influentes, ou músicos influentes como Bob Dylan e Janis Joplin, ele também foi capaz de retratar a doença de seu pai, e seus últimos momentos.



O que poucos sabem é que a mãe de Richard vinha de uma família que confeccionava vestidos, e seu pai, tinha sua própria loja de roupas, aí teria início a vertente fashion de Richard Avedon. Ele conta que certa vez, passeando com seu pai pela Fifth Avenue, olhando as vitrines das lojas, os dois se depararam com um homem, na frente do Plaza Hotel, fotografando uma moça que estava em frente a uma árvore enquanto o homem ajeitava seu vestido, mais tarde, descobriu que a foto estaria na revista Harper’s Bazaar.




Richard Avedon faleceu em 2004, durante um trabalho para o The New Yorker. Mas com certeza não nos deixou desamparados. Afinal ele é capaz de inspirar fotógrafos de moda e também fotojornalistas de muitas gerações, e estudar um pouco mais do seu trabalho só tem a acrescentar a trajetória de quem pretende se tornar um grande fotógrafo de moda ou fotojornalista.

Fonte: - biography.com

- pinterest.com

- foto.espm.br

- Livro "Curso de fotografia de moda" Eliot Siegel


 
 
 

Comments


© 2023 by Beyond the Frame. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
bottom of page