Arte: Arte Rupestre
- Andressa Graeff
- 2 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Pra começar a falar de arte, nada mais justo do que voltar aos primórdios. Mais especificamente 77000 a.C. na época da Arte Rupestre. Nome esse, que é dado às pinturas que os povos antigos faziam nas rochas, bem como o empilhamento de pedras para formar desenhos.
A Austrália é um dos países mais ricos em arte rupestre. Os petróglifos (entalhes na pedra) retratam as cerimônias aborígines e também animais, inclusive, o extinto tigre-da-tasmânia. Porém, grande maioria das imagens foi criada com o propósito espiritual, aumentar a população de animais, sendo que sucessivas gerações de aborígines pintaram-nas ao longo dos séculos. Normalmente a figura humana era retratada em forma de gravetos, entretanto, as chamadas “pinturas em raio X”, retratavam órgãos internos de seres humanos e de alguns animais.

Não só de pedras eram feitas as esculturas rupestres, mas de madeira e ossos também. E as pinturas eram feitas com sangue, saliva, argila e outros. Acredita-se que as pinturas tivessem funções religiosas ou mágicas. Mas não eram feitas somente imagens do cotidiano dos homens das cavernas, formas geométricas também podem ser encontradas. A Caverna de Altamira, localizada na Cantábria, no norte da Espanha é onde encontramos as imagens mais multicoloridas e com riqueza de detalhes, considerando a matéria prima que era utilizada. Eles utilizavam inclusive as “curvas” das pedras, dando as imagens um aspecto tridimensional.

Os geoglifos, outro tipo de arte rupestre, podem ser encontrados no Peru. Datados entre 500 a.C e 500 d.C, estas são imagens muito maiores, criadas a beira dos Andes. Normalmente feita no chão, esse tipo de arte pré-histórica surpreende pela qualidade de detalhes e estado de conservação em que se encontra. Isso se deve também, ao fato de que é um local seco e sem vento. Animais e formas geométricas podem ser encontrados, devido a remoção das pedras em uma área desértica.

Fonte: Livro Tudo Sobre Arte – Stephen Farthing (edição geral)
www.suapesquisa.com
www.portaldaarte.com.br
nturismo.com
Kommentare