Arte: Land Art
- Andressa Graeff
- 6 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

A Land Art utiliza das paisagens e dos elementos da natureza para criar verdadeiras obras. O movimento surgiu no fim da década de 60 com o intuito de buscar novos materiais para os trabalhos. Esse tipo de obra não pode ser exposta em galerias de arte e museus, por exemplo, já que materiais como neve, areia, folhas de árvores entre outros, são utilizados. Um dos motivos que deu surgimento a Land Art, foi também o crescimento da cultura industrial e o aumento de questões ligadas a ecologia.

Os primeiros e principais artistas da Land Art foram os americanos Nancy Holt e Robert Smithson. Foi dele uma das obras mais famosas do movimento, Quebra Mar em espiral, que foi criada em uma área industrial, em 1970. Uma calçada em espiral que avança para dentro do Grande Lago Salgado de Utah, que quando a maré subiu, acabou por encobrir a obra. Somente em 2002 ela tornou a aparecer e coberta de sal e em processo de erosão.

A liberdade do processo criativo também inspirou os britânicos Andy Goldsworthy e Richard Long. Essa falta de necessidade de um espaço no qual expor torna a Land Art, um tipo de obra no qual se pode conhecer através de imagens e pesquisas na internet, mas também, através do conhecimento de outros países e culturas, já que, este acervo se encontra espalhado por diversas árvores, montanhas, mares, desertos e campos do mundo.
O modo como a natureza age sobre tais obras é para os artistas, uma forma de composição e não de destruição da obra, eles buscam alertar para a precariedade de recursos naturais dos quais dispomos no planeta. E esse processo é retratado através de fotografias. Eles não buscam atribuir valores para as suas obras, já que, seria impossível mantê-las dentro de um espaço fechado, mas sim, alertar para a sociedade de hiperconsumo em que vivemos e como isso vem afetando de forma negativa o planeta.

Já que pode ser difícil visitar e apreciar algumas destas obras, artistas como Andy Goldsworhty as documentam através de fotografias, criando posteriormente livros para que seus trabalhos possam ser apreciados pelos mais diversos admiradores do movimento. Um dos últimos é o Andy Goldsworthy: Ephemeral Works: 2004-2014, lançado em 2015.
Fonte:
- https://cultivarbiodiversidade.wordpress.com/2010/09/14/o-movimento-land-art-origem-historia-e-expressao/
- Tudo sobre Arte - Stephen Farthing
Comments